Análise: “Caveblazers”

Caveblazers é um explorador de cavernas, rogue-like, com mapas proceduralmente gerados, com pseudo-multiplayer (inteligência artificial avançada).

Há uma pequena introdução, onde um homem velho te diz para não prosseguir à caverna, pois todo mundo morre nela. Essa intro também é responsável por te demonstrar os controles, até interagindo com o velho, como uma forma de mostrar que você não tem medo de prosseguir.

Você possui uma arma melee e um arco para ataque de longa distância. Enquanto você prossegue, você terá diversos inimigos diferentes e tesouros para coletar. Também há vasos destrutíveis com loot. Diferente de jogos do tipo, o ambiente não é totalmente destrutível, apenas vasos contendo loot.

Cada vez que você joga, será um jogo totalmente diferente. O mapa é proceduralmente gerado, o que significa que é todo aleatório a cada começo de jogo. Você nunca jogará o mesmo mapa duas vezes seguidas. E conforme você prossegue, você verá que cada level da caverna tem uma característica diferente. As cavernas ficam progressivamente mais difíceis, escuras e desafiadoras. Ou seja, o jogo é praticamente infinito, depende do quão longe você conseguirá chegar.

O mais interessante do jogo é a progressão, tanto de level quanto de personagem, e o loot. Há diversos power-ups muito úteis que tornam o jogo sempre divertido e interessante. Por exemplo, escudos, armas diferentes (arcos que atiram mais de uma flecha, ou que atiram flechas explosivas), poções que aumentam suas habilidades como, por exemplo, dano. Espadas com todos os tipos de habilidades especiais, um item especial que te ressucita com o hp parcialmente cheio após você morrer. Há ainda poções que são identificadas apenas pela sua cor, e você não saberá o que faz até utilizar. Pode inclusive ser algo ruim, como te deixar mais lento ou diminuir o seu dano.

O jogo possui ainda bonitos gráficos pixelados, nada de outro mundo, mas bonitos ainda assim. Acho que faltou variedade no design das cavernas conforme você prossegue. Boa trilha sonora e bons efeitos sonoros também acompanham.

O gameplay é fluido e responsivo, principalmente para movimento, porém o combate ainda não está totalmente polido. As lutas corpo-a-corpo podem melhorar muito mais, elas não são tão responsivas e o registro dos hits não é totalmente fluido. O combate a longa distância, com arco, funciona bem quando você encontra o ângulo certo, mas você não tem liberdade para atirar a qualquer direção, não é 360º, porém mais 9 ângulos.

O jogo tem também um pseudo-multiplayer, que na verdade é outro personagem que nasce no mapa e prossegue com você, porém é inteligência artificial, embora mais avançada. Mas não é nada demais que valha a pena destacar.

Resumindo, como um rogue-like, Caveblazers é um dos melhores e mais divertidos do gênero. Tem mapas interessantes no que se refere a seu desafio, bonitos gráficos pixelados, boa trilha e efeitos sonoros, ótimos inimigos, ótima progressão de personagem e loot variado e que mantém o jogo divertido e interessante. Os power-ups são divertidos e te mantém com sede de continuar.

Porém o combate e o design de mapa, no que se refere a arte, ainda podem melhorar. Mas pelo seu preço, e considerando que o jogo está em Early Access, já o tornam mais do que recomendado.

Prós:

– Progressão de personagem que te mantém com vontade de continuar
– Loot variado e boas opções de power-up, embora ainda possa melhorar, já te deixam sempre interessante em progredir
– Bonitos gráficos pixelados
– Preço justo, bastante conteúdo pelo seu valor

Contras:

– O combate, tanto corpo-a-corpo quanto a longe distância necessitam de polimento
– Pouca diversidade na arte de cada caverna, poderia ter mais variação, nem que fosse de cores

Nota final: 8/10

Deixe um comentário